Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3249
Título: Muito além do que se vê: a alegoria em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Autor(es): SOUZA, A. V.
Orientador: SODRE, P. R.
Palavras-chave: José Saramago
Alegoria
Figuras de linguagem
Leitura
Aleg
Data do documento: 4-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SOUZA, A. V., Muito além do que se vê: a alegoria em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a análise das características textuais trabalhadas por José Saramago, na estrutura alegórica de seu romance Ensaio sobre a cegueira (1995). Para isso, realiza uma revisão teórica do conceito de alegoria, considerando sua origem, formas e subdivisões, segundo o critério da clareza, e aponta as semelhanças e as desproporções entre alegoria e outras figuras. Trata da classificação histórica da alegoria: alegoria dos poetas e alegoria dos teólogos. Destaca a oposição entre símbolo e alegoria, promovida pelos românticos e enfoca o conceito de leitura alegórica. Pontua os elementos alegóricos presentes na narrativa: nos vocábulos que ilustram o seu próprio título, na intertextualidade com os ditos populares, nas personagens, no narrador e nos espaços narrativos. Fundamentada nos estudos de Walter Benjamin, Flávio Kothe, João Adolfo Hansen, Mikhail Bakhtin e Marc Augé, busca ressaltar o romance de Saramago como espaço de questionamento do homem no mundo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3249
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5012_.pdf564.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.