Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3253
Título: Uma viagem pela poética de Carlos Drummond de Andrade, (re)tratando a marcante presença de Itabira em sua obra
Autor(es): RODRIGUES, R. G.
Orientador: CARVALHO, R. N. B.
Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade
Poesia
Terra Natal
Memória
Data do documento: 19-Set-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RODRIGUES, R. G., Uma viagem pela poética de Carlos Drummond de Andrade, (re)tratando a marcante presença de Itabira em sua obra
Resumo: Este trabalho (re)trata a significativa presença da terra natal de Carlos Drummond de Andrade em sua obra literária. Aborda a imbricada relação do poeta com Itabira, a cidade mineira cantada por ele em versos e em prosa, além de ter sidoeternizada no seu poema Confidência do itabirano. Comenta-se a eternização de Itabira presente em vários textos da sua vasta obra e depara-se com um simbiótico processo entre Drummond/poesia/Itabira.Desvela-se a dimensão da marcante herança impregnada na alma e na obra de C.D.A. em decorrência de suas raízes itabiranas / mineiras e o surgimento de outra herança: a geografia da literatura drummondianaem Itabira. A argumentação teórica é baseada na fortuna crítica de Drummond, sendo utilizados estudos críticos e historiográficos sobre o poeta gauche. A partir da obra de Domingo Gonzales CruzNo meio do caminho tinha Itabira: ensaio poético sobre as raízes itabiranas na obra de Drummond, é construída uma teia de diálogos com críticos da poética drummondiana como: Affonso Romano de SantAnna, Emanuel de Moraes, Davi Arigucci Júnior, Alcides Villaça, José Maria Cançado, Alexandre Pilati e outros.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3253
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5094_.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.