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Título: Heterotopias da festa:os muitos carnavais de Caetano Veloso
Autor(es): Kleaim, Luiz Cláudio
Orientador: Trefzger, Fabiola Simão Padilha
Data do documento: 8-Dez-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho de crítica literária e de pesquisa bibliográfica tem por base tecer análise acerca das canções contidas na obra Muitos Carnavais, de Caetano Veloso, tendo como ponto de partida o tema do amor (amor romântico X paixão do brincar) no espaço do carnaval, interseccionando estudos da historiografia e da sociologia, problematizando as nuances de espaço político, artístico e social e seus desdobramentos, como os direitos políticos, a criação artística e a auto-realização das (e o respeito às) subjetividades homossexuais. Trata-se de um cantor que foi um dos idealizadores do movimento artístico conhecido como Tropicalismo, que mobilizou nossa sociedade em diversos aspectos e que influiu decisivamente na criação artística e nos comportamentos; não bastasse a proposta do movimento tropicalista possuir parentesco com a linguagem carnavalesca. Para tal, busca-se analisar o corpus privilegiado acima, compreendendo-o por meio do panorama histórico, social e político em que o movimento do Tropicalismo eclodiu, bem como pontuá-lo por meio do modo pelo qual se vincula às influências do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, e com a história e a linguagem carnavalesca. Além disso, empenha-se por meio da historiografia e da sociologia política observar uma abordagem sintética das visões predominantes acerca do carnaval, agregando tais perspectivas às leituras possíveis que se pode fazer da ocupação do espaço carnavalesco; compreendendo o regime de poder que propicia (propiciou) prestígio social a determinadas identidades sexuais; analisando a inserção no espaço do carnaval nos últimos anos da figura do homossexual, suas apropriações e conquistas: uma aproximação entre o mito e o vivido, o utópico e o espaço outro (heterotópico); na expectativa de poder contribuir para a sistematização de reflexões que envolvam noções como cultura e música popular, movimento artístico-musical, sexualidade, amor e poder.
This work of literacy criticism and literature is based on analysis of the weaving songs in the book Muitos Carnavais by Caetano Veloso, taking as its starting point the theme of love (romantic love X passion play) in the space of carnival, intersecting studies of historiography and sociology, questioning the nuances of political space, and its artistic and social developments, such as political, and artistic creation “selfrealization” of (and respect for) gay subjectivities. It is a singer who was one of the creators of the artistic movement known as Tropicalism, mobilizing our society in many ways and that decisively influenced the artistic creation and behavior, the proposal was not enough to have the Tropicalia movement akin to the language carnival. To this end, we seek to analyze the corpus privileged above understanding it through the historical background, social and political movement that erupted Tropicalism, and punctuate it by the way in which links to the influences of the Manifest Anthropophagic by Oswald de Andrade, and with the history and language carnival. In addition, strives through historiography and political sociology observe a synthetic approach of prevailing views about the carnival, adding these perspectives to possible readings that can make use of space carnival, including the system of power that favors (provide) social prestige to certain sexual identities, analyzing the insertion within the carnival in recent years the figure of the homosexual, its appropriations and achievements: a rapprochement between the myth and the lived, the utopian space and other (heterotópico) in the hope to contribute to systematize thoughts involving concepts such as culture and popular music, artistic and musical movement, sexuality, love and power.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3257
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado



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