Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3265
Título: Nas malhas da Formação: três olhares sobre a noção de "sistema literário", de Antonio Candido
Autor(es): NASCIMENTO, M. F. do
Orientador: AMARAL, Sérgio da Fonseca
Palavras-chave: Antonio Candido
Formação da literatura brasileira
Afrânio
Data do documento: 25-Jun-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NASCIMENTO, M. F. do, Nas malhas da Formação: três olhares sobre a noção de "sistema literário", de Antonio Candido
Resumo: Este trabalho analisa a crítica à Formação da literatura brasileira momentos decisivos, de Antonio Candido, elaborada por Afrânio Coutinho, Haroldo de Campos e Luiz Costa Lima. Como se sabe, a Formação, assim como a noção de sistema literário ali esboçada pelo crítico-historiador, é um marco para os estudos histórico-literários, configurando-se na mais importante, senão única, teoria da literatura brasileira. Passados um pouco mais de cinquenta anos de sua publicação, e compreendendo o seu papel basilar para aquilo que convencionalmente se compreende como literatura brasileira, propõe-se aqui através do olhar de três dos mais importantes críticos literários brasileiros estudar o processo de recepção crítica da obra-mestre de Candido ao longo da segunda metade do século XX, numa tentativa de apreender o seu lugar na historiografia literária contemporânea.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3265
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5743_Moisés Nascimento.pdf545.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.