Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3301
Título: Apropriações do livro didático de literatura : um diálogo com professores e alunos
Autor(es): Souza, Héber Ferreira de
Orientador: Salgueiro, Maria Amélia Dalvi
Data do documento: 27-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa evidencia um trabalho que incide sobre usos contemporâneos do livro didático de língua portuguesa e literatura. Tendo como campo uma escola estadual de ensino médio, localizada em Cariacica/ES, objetivou entender como professores e estudantes se apropriam do livro didático de Língua Portuguesa e Literatura, em particular no que concerne à literatura. Como objetivos específicos, se propôs a conhecer práticas e representações constituídas por professores e estudantes do ensino médio, atravessadas pelo livro didático, e a delinear aproximações e distanciamentos entre práticas, representações e apropriações de professores e estudantes em relação a esse suporte/gênero textual. Metodologicamente, baseou-se na pesquisa bibliográfica, documental e na pesquisa de campo. A primeira etapa consistiu no levantamento, seleção e análise de textos teóricos, que pudessem constituir um referencial bibliográfico, à maneira de revisão de literatura. Já na segunda etapa, foram registradas, por meio de entrevistas e questionários, as falas de professores e estudantes do ensino médio, sobre o livro didático, com foco específico na literatura. Na terceira etapa, à luz de Roger Chartier e suas teorias sobre práticas, representações e apropriações, foram analisados os dados coletados e produzidos. Como conclusão, a pesquisa procurou tecer um panorama concernente à atualidade desse objeto de pesquisa, na escola selecionada. O trabalho parece oportuno e pertinente, por dialogar com um movimento contemporâneo dos Programas de Pós-Graduação em Letras pelo país de valorizar pesquisas e linhas de pesquisa que estabeleçam vínculos com a educação básica.
This research presents a work that focuses on contemporary uses of a Portuguese language and literature textbook. Having a public high school located in Cariacica/ES as its field, the research aimed at understanding how teachers and students take ownership of their Portuguese language and literature textbooks, regarding particularly to literature. The specific objectives are to know practices and representations made by High School teachers and students regarding the textbook and to outline similarities and differences between practices, representations and appropriations of teachers and students in relation to this textual support/genre. Methodologically, this research was based on a bibliography research; on a documental research as well as on a field research. In the first stage there was a survey application which was followed by the selection and analysis of theoretical texts that could be constituted as bibliographic references. In the second stage, High School teachers and students testimonies regarding the textbook were recorded through interviews and questionnaires, focusing on literature aspects. In the third stage, in the light of Roger Chartier’s theories of practices, representations and appropriations, the study of the collected and produced data was performed. In conclusion, the research intended to weave an overview concerning how this research object is currently used in the selected school. This research seems to be timely and relevant in order to establish a dialogue among contemporary movements of Graduate Programs in Literature in Brazil so as to value research and research lines that establish links with basic education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3301
Aparece nas coleções:PPGL - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_8606_dissertação revidada em outubro2015 HFS.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.