Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3326
Título: Violência e Intolerância Sob o Governo de Constâncio II: as Implicações Sociopolíticas do Arianismo
Autor(es): ENTRINGER, G.
Orientador: SILVA, G. V.
Data do documento: 2-Abr-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ENTRINGER, G., Violência e Intolerância Sob o Governo de Constâncio II: as Implicações Sociopolíticas do Arianismo
Resumo: O objetivo desta dissertação é discutir o impacto político-social do arianismo sob o governo de Constâncio II (337-362 a.C.). O arianismo surgiu das pregações do presbítero egípcio Ário, que questionava a divindade de Cristo. Suas idéias, mesmo condenadas pelo bispo de Alexandria, Alexandre, se espalhavam pelo Império, dividindo a opinião dos cristãos e deram início a uma controvérsia jamais vista. O arianismo mobilizou por décadas vários segmentos da sociedade romana incluindo clérigos, leigos e imperadores. A ausência de uma doutrina que pudesse ser aceita por todos desencadeia a convocação de muitos concílios que não conseguem resolver a querela. Os imperadores, principalmente Constancio II, iniciaram uma política de interferência junto à Igreja. Constâncio dá inicio a uma política de exílio e prisão contra aqueles que eram considerados uma ameaça a ordem e a unidade da Igreja. Mas, essa atuação tão direta sobre as comunidades cristãs gerou muitas reações. A reação de Atanásio foi bastante intensa razão pela qual o bispo foi exilado duas vezes por Constâncio. Reconhecido como o principal opositor aos arianos, Atanásio nos legou um conjunto de documentos que nos auxiliam a investigar tanto sua posição perante o poder imperial quanto o alcance da controvérsia ariana no período. A mobilização da população do Império, particularmente no Oriente, em torno da controvérsia ariana nos auxilia a compreender o clima de intolerância religiosa da época, com destaque para a cidade de Alexandria, onde veremos a irrupção de numerosos conflitos opondo arianos e nicenos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3326
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3146_Giovanna_Entringer.pdf489.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.