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Título: Mulher : entre o lar e o status de professora, uma questão de educação
Autor(es): Siqueira, Vilma da Silva
Orientador: Franco, Sebastião Pimentel
Simões, Regina Helena Silva
Data do documento: 24-Nov-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esse trabalho buscou analisar a questão da educação feminina, destacando a trajetória da mulher na expansão de oportunidades educacionais e sociais da cidade de Vitória, através da profissionalização do magistério representado pela Escola Normal, verificando as mutações ideológicas e sociais processadas no modelo educacional brasileiro e a relação mulher/educação/magistério, na primeira metade do século XX.. Nessa abordagem situamos as relações de gênero num processo de construção sócio-histórica, enfocando essa relação num quadro de representações e valores tradicionais que permaneceram presentes na sociedade brasileira ao longo do processo do desenvolvimento nacional. Na perspectiva dessas questões enfocamos a educação na sociedade brasileira partindo da conjuntura e do ideário colonial, seguido pelo período monárquico, situando a relação mulher/educação e a busca pela visibilidade feminina no processo de mudanças que se processaram até a República. Abordamos a educação republicana num quadro de mudanças entre o conservadorismo e o ideal nacionalista, positivista e a luta pela alfabetização. As Escolas Normais, seu ideário, sua função e a formação das professoras configuram as referências maiores nessa analise, onde situamos o magistério enquanto identidade profissional feminina construída no século XX. Os entrelaçamentos entre a igreja e a família enquanto agentes disciplinadores e controladores da conduta feminina vão direcionar a mulher para uma condição de esposa e mãe, criando as bases para a profissão de professora. Nesse quadro traçamos considerações sobre a visão da normalista no contexto da sociedade capixaba, sua formação na Escola Norma de Vitória e as possibilidades do salto qualitativo “do lar para o status de professora”.
The present work makes an analysis of the female education issue, detaching woman’s trajectory in the expansion of educational and social opportunity at Vitória, through the mastership professionalisation represented by Normal School, checking the ideological and social mutations processed in the brazilian educational model and the relation woman/education/mastership in the first half of 20th century. In this approach we locate the gender relations in a process of socio-historical construction, focusing this relation in a board of representations and traditional values that remained in brazilian society over the national development process. In the perspective of these issues we focus education in the brazilian culture from the conjucture and the colonial ideology, followed by the monarchical period, locating the relation woman/education and the search for female visibility in the process of the changes that happened until Republic. We board the republican education in a board of changes among conservatism and the nationalist positivist ideology and the fight for alphabetization (literacy). The Normal School, its ideology, its function and the teachers’ graduation configure the major references in this analysis, where we locate the mastership while a female professional identity built in 20th century. The interlacing between church and family as disciplining and controller agents of the female conduct will direct the woman to a condition of wife and mother, creating bases for the teacher profession. In this board we trace considerations about the “normalist” (graduate of a normal school) view in the context of the society from Espírito Santo, their graduation at Vitória Normal School and the possibilities qualitative leap “from home to teacher status”.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3353
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