Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3372
Título: Ordem e progresso : a imprensa da Zona da Mata Mineira na década de 1920
Autor(es): Carvalho, Daniela Corrêa e Castro de
Orientador: Saletto, Nara
Data do documento: 23-Nov-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O slogan da República simplifica como os jornais da Zona da Mata Mineira, O Operário, de Muriaé, e o Jornal de Viçosa, de Viçosa, abordaram os acontecimentos da década de 1920. Este trabalho se inicia com uma revisão da implantação da República até o fim da década de 1920, e com base nestes acontecimentos, analisa, seguindo o conceito de micropoder de Michel Foucualt, os jornais publicados entre 1920-1929 para averiguar como retratavam a sociedade em que estavam inseridos, desde acontecimentos locais até os nacionais, como o tenentismo, as eleições, e o cotidiano das cidades do interior de Minas Gerais, em especial da região mais rica do estado no período, a Zona da Mata.
The Republic’s slogan simplifies how the newspapers of Zona da Mata Mineira, O Operário, from Muriaé, and Jornal de Viçosa, from Viçosa, addressed 1920 decade events. This work begins with a review of the Republic deployment until the end of 1920 decade, and based on these events, it analyzes, following Michel Foucault micropowers’ conception, the newspapers published between 1920-1929 to investigate how they described the society that they were in, from the national to the local events, such as the Tenentismo, elections, and daily life of small cities from Minas Gerais, in particular the richest area of the state on that time, the Zona da Mata.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3372
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_3302_Daniela Corrêa_e_Castro_de_Carvalho.pdf4.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.