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Título: Comunidades eclesiais de base na história social da igreja : Cariacica (1973-1989)
Autor(es): Barbosa, Fabiane Machado
Orientador: Pereira, Valter Pires
Data do documento: 17-Dez-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: As Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) representam um importante momento na vida da Igreja. Essas comunidades, organizadas a partir dos anos sessenta, expressam uma nova maneira de ser Igreja, representando na prática uma tentativa de descentralização e democracia na arcaica estrutura dessa Instituição. A partir de sua organização em pequenos grupos comunitários, as CEB’s articularam com eficiência a relação Fé e Política, constituindo-se num importante movimento organizativo e reivindicatório das classes populares, com papel destacado nas lutas pela redemocratização da sociedade brasileira, no contexto da ditadura militar. Na Arquidiocese de Vitória, essas comunidades adquiriram especial destaque, pois antes de seu nascimento, a atuação da Igreja pautava-se pelo apoio aos grupos dominantes. Nos anos de 1980 a abertura política proporcionou novas formas de participação, ao mesmo tempo em que a Igreja mudava seu direcionamento ideológico. Inicia-se assim uma desarticulação política das CEB’s, movida principalmente pelo deslocamento de suas lideranças. Neste trabalho investigamos o nascimento e o desenvolvimento das CEB’s sugerindo alguns motivos que levaram a sua desarticulação política.
The Basic Ecclesial Comunities (BECs) has an important contribution to the Catholic Church. These communities appear in the 60´s and express a ´new way of being catholic´, representing with actions a new trying to decentralize the old structure of that institution. From its organization in small groups, the BECs articulated efficiently the relationship between faith and politics and helped to take place an importation popular movement of organization and claim with remarkable influence on the fights for the democratization of the Brazilian society against the despotism of the military force. In the Church of Vitória, these communities were especially stronger, because, just before the organization of them the rule of the Catholic was nothing but giving total support to the dominant groups. During the eighties the democratization of Brazilian society open many new ways of participation. The Church began to change its ideology, starting to argue that each part of society has its own responsibility in it. The Church become again only a spiritual home and all the politic movements left the institution. In this work we describe the birth, the development and the regress to spiritual issues as a priority in the BECs.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3377
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