Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3379
Título: PRESIDENTE Aristeu Borges de Aguiar, de Positiva unanimidade a Expectativas Frustradas. a Política e A economia Capixabas Durante Os Anos 1928 a 1930.
Autor(es): WANICK, F. C.
Orientador: COSTA, N. S.
Data do documento: 24-Ago-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: WANICK, F. C., PRESIDENTE Aristeu Borges de Aguiar, de Positiva unanimidade a Expectativas Frustradas. a Política e A economia Capixabas Durante Os Anos 1928 a 1930.
Resumo: Esta pesquisa põe, em evidência, a política e a economia capixabas durante os anos de 1928 a 1930, espaço temporal em que a presidência do Estado foi ocupada pelo professor e advogado Aristeu Borges de Aguiar. Analisa como a dissidência política nacional, ocorrida no seio das oligarquias dominantes, em virtude da escolha do nome de Julio Prestes como candidato à sucessão de Washington Luís (1926 a 1930), agitou as relações políticas espírito-santenses que se encontravam em uma conjuntura de proveitosa tranqüilidade. Demonstra a rapidez em que os efeitos da crise econômica de 1929 atingiram as finanças capixabas. Verifica como o Presidente Aristeu, após ter conseguido uma unanimidade positiva em torno do seu nome, no decorrer do seu mandato perdeu apoio junto à população de seu Estado. Identifica a existência de uma forte aproximação política e econômica nesses anos entre o Estado do Espírito Santo e o de São Paulo. Palavras-chave: Primeira República Anos 1920 Estado do Espírito Santo Aristeu Borges de Aguiar Dissidência política Crise econômica
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3379
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3309_Flavio_Calmon_Wanick.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.