Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3396
Título: Espírito Santo, um estado "satélite" na Priemira República: de Moniz Fereire a Jeronimo Monteiro (1892-1912)
Autor(es): SUETH, J. C. R.
Orientador: FRANCO, S. P.
Data do documento: 3-Dez-2004
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SUETH, J. C. R., Espírito Santo, um estado "satélite" na Priemira República: de Moniz Fereire a Jeronimo Monteiro (1892-1912)
Resumo: Esse estudo de história regional oferece subsídios para o entendimento da hegemonia de alguns estados brasileiros e a exclusão do Espírito Santo, num período tão importante para a política brasileira, como foi da Primeira República. A gênese da heteronomia capixaba é aí analisada em função de como foi aplicado no Brasil o federalismo norte-americano, fundamento da política dos governadores e da hegemonia de alguns estados sobre unidades da Federação consideradas secundárias. O recorte cronológico abrange as administrações estaduais desde de 1892 a 1912, englobando especialmente dois presidentes de estado, José de Carvalho Moniz Freire e Jerônimo de Souza Monteiro que, embora tenham imprimidos ao governo orientações políticas diferentes, mantiveram a característica satélite do estado do Espírito Santo diante da Federação. Essa análise de documentos oficiais, como mensagens e discursos, é fundamentada na concepção weberiana do poder e, e sem ter a finalidade de utilizar a História como mestra da vida talvez ofereça algum suporte par observações sobre o Espírito Santo no século XXI, contribuindo desse modo com a nova história política que vem caracterizando certas áreas da historiografia.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3396
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3397_José_Cândido_Rifan_Sueth.pdf418.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.