Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3406
Título: A Utilização do Setor Elétrico como Instrumento de Implementação de Políticas Públicas e Os Reflexos para a Sociedade Brasileira (1995-2004)
Autor(es): ALVES, J. F. S.
Orientador: RIBEIRO, L. C. M.
Data do documento: 6-Set-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALVES, J. F. S., A Utilização do Setor Elétrico como Instrumento de Implementação de Políticas Públicas e Os Reflexos para a Sociedade Brasileira (1995-2004)
Resumo: Este trabalho analisa a utilização do setor elétrico brasileiro pelo Estado como instrumento de implementação de políticas públicas, no período de 1995 a 2004, quando foram instaurados no país diferentes modelos institucionais-regulatórios que oscilaram de uma defesa das virtudes do livre mercado até a retomada de espaços para a presença estatal. Pretende-se evidenciar os problemas intrínsecos à conformação das estratégias do Estado na indução ou coordenação do desenvolvimento sócio-econômico, bem como os reflexos negativos produzidos para a sociedade, a partir da leitura da evolução dos serviços públicos de energia elétrica no Brasil e das especificidades do ciclo político. As ações estatais, explorando o potencial do setor elétrico brasileiro na implementação de políticas públicas, são questionadas em função dos meios da qual se valem, da submissão dos princípios técnicos a variáveis de ordem político-econômico-ideológicas, dos resultados que logram alcançar e da falta de transparência de seus princípios básicos. As relações estabelecidas em torno do uso e da produção da energia elétrica, dado seu duplo caráter econômico-social, são propícias para a representação das múltiplas instâncias de exercício do poder político, por meio de uma perspectiva que cumpre o propósito de romper a oposição entre Estado e sociedade, realçando a complementaridade entre ambos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3406
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3407_Job_de_Figueiredo_S._Alves.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.