Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3411
Título: DEVER do Estado e Direito Do cidadão: As Políticas Públicas No governo Varguista no Espírito Santo (1930 1945)
Autor(es): GRAZZIOTTI, M. S.
Orientador: FRANCO, S. P.
Data do documento: 30-Out-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GRAZZIOTTI, M. S., DEVER do Estado e Direito Do cidadão: As Políticas Públicas No governo Varguista no Espírito Santo (1930 1945)
Resumo: Este estudo objetiva analisar as políticas públicas voltadas para a população mais pobre implementadas entre 1930 e 1945 no Espírito Santo sob a égide do Estado Varguista. Para empreender essa análise, são focalizadas as áreas de atuação dessa política, com ênfase nos setores de saúde e educação. Como fonte documental, foram utilizados leis, decretos, discursos, jornais e mensagens dos Presidentes de Estado naquele período - Punaro Bley e Jones dos Santos Neves. Ao analisar as políticas públicas destinadas à população conomicamente, mais carente investiga-se, ao mesmo tempo, a percepção do estado Varguista sobre a pobreza e a exclusão social. Entende-se que, com a implementação de ações públicas visando atender às camadas marginais, o Estado brasileiro assume uma postura nitidamente assistencialista, pressupondo que, por esta via, resolveria o problema da pobreza da população. Palavras-chave: Era Vargas, Espírito Santo, políticas públicas, pobreza, Assistencialista
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3411
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3412_Marinete_Simões_Grazziotti.pdf535.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.