Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3454
Título: SABEMOS a Lo Que Vamos y Que Vale La Pena: um Estudo Sobre a Resistência Zapatista à Globalização (1994-2008)
Autor(es): SANTOS, C. F. G.
Orientador: GIL, Antonio C. A.
Palavras-chave: Exército Zapatista de Libertação Nacional (México) Globaliza
Data do documento: 14-Ago-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, C. F. G., SABEMOS a Lo Que Vamos y Que Vale La Pena: um Estudo Sobre a Resistência Zapatista à Globalização (1994-2008)
Resumo: Esta dissertação tem como tema a resistência de indígenas autodenominados zapatistas à imposição de uma nova ordem mundial que atualmente atende pelo nome de globalização. Como o próprio título sugere, trata-se de uma abordagem interessada em compreender a aposta desses indígenas, frente a um processo global que ameaça seus modos de vida e insiste em deixá-los à margem das riquezas que produz. O principal objetivo deste trabalho é examinar, por meio da análise de conteúdo de textos narrativos produzidos pelos zapatistas, a resistência (entendida aqui como uma forma de luta) desse grupo subalterno e seus modos de generalização. Dedicamo-nos, ainda, a demonstrar que não se trata de uma simples crítica à globalização, mas de uma forma de luta construída por um grupo minoritário que se revela no controle dos espaços, sejam eles físicos, simbólicos ou discursivos; no desenvolvimento de ações integrativas, por meio da aproximação com outros grupos e da interlocução com a sociedade civil; e, também, na construção de espaços de representação que implicam no reconhecimento e na recuperação de referenciais identitários (materiais e simbólicos), na ampliação da participação política, no exercício da autonomia e de governos autônomos segundo seus próprios códigos normativos e na construção e reelaboração de representações de si mesmos e do mundo. Enfim, uma luta que parte de um questionamento à globalização hegemônica, mas que caminha para uma transformação nas relações de poder, para que um novo mundo possa existir.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3454
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4619_.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.