Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3464
Título: Feminismo Ideal e Sadio: a construção dos discursos feministas nas vozes das mulheres intelectuais capixabas Vitória/ES (1924 a 1934)
Autor(es): RANGEL, L. A. S.
Orientador: NADER, M. B.
Data do documento: 13-Abr-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RANGEL, L. A. S., Feminismo Ideal e Sadio: a construção dos discursos feministas nas vozes das mulheres intelectuais capixabas Vitória/ES (1924 a 1934)
Resumo: Essa dissertação tem por objeto de estudo o processo de construção dos discursos feministas por meio da produção textual elaborada pelas mulheres intelectuais espírito-santenses que atuaram como colaboradoras da revista Vida Capichaba, entre os anos de 1924 a 1934. O objetivo foi o de identificar as particularidades presentes no feminismo proferido por essas mulheres, especialmente no nicho sócio-cultural da cidade de Vitória. O traçado dessas particularidades ajudou, entre outras coisas, a evidenciar a existência de diferenças tanto no âmbito externo, em comparação com as vertentes feministas que tiveram alcance nacional, como no caso do feminismo de Bertha Lutz, quanto numa perspectiva interna, referente à identificação de uma pluralidade discursiva a propósito do feminismo. A pesquisa aos artigos escritos por essas intelectuais revelou a presença de ao menos três vertentes discursivas que disputavam a atenção dos leitores: o feminismo Ideal e Sadio, dotado de um discurso moderado, o feminismo avançado, dono de uma posição mais controversa e o feminismo difuso, que transitava entre uma e outra orientação. Além disso, a investigação à fonte mostrou que o feminismo mais moderado sobressaiu as outras variáveis discursivas, tanto pela frequência com que ocupou as páginas da revista Vida Capichaba, quanto pelo maior grau de aceitação alcançado por este modelo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3464
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4647_Lívia_de_Azevedo_Silveira_Rangel.pdf8.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.