Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3467
Título: Os cultos de Ísis e Atargátis no Alto Império romano: conflito religioso e formação de identidades nas Metamorphoses e De Dea Syria.
Autor(es): BOCAYUVA, H. P. S.
Orientador: SILVA, G. V.
Palavras-chave: Religiões
Paganismo
Poder (Ciências sociais)
Roma - Histó
Data do documento: 6-Mai-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BOCAYUVA, H. P. S., Os cultos de Ísis e Atargátis no Alto Império romano: conflito religioso e formação de identidades nas Metamorphoses e De Dea Syria.
Resumo: Apresentamos nesta dissertação um estudo acerca dos conflitos religiosos entre os devotos das deidades pagãs Ísis e Atargátis, também denominada Deusa Síria e sua inter-relação com a vida social romana no período do Alto Império. O que exploramos diz respeito aos cultos orientais e os conflitos entre as várias religiões pagãs presentes no Império Romano. Utilizamos como fontes duas obras muito importantes: o De Dea Syria, de Luciano de Samosata e a obra Metamorphoses, de Apuléio de Madaura. Partimos do pressuposto de que a orientalização do Império Romano, entendido como um processo de integração gradual e profunda dos costumes ancestrais com o patrimônio cultural absorvido do Oriente propiciou, em algumas circunstâncias, a adoção de um discurso depreciativo contra os rivais religiosos, como podemos verificar no caso da oposição entre os devotos de Ísis e os de Atargátis, sugerindo-nos assim que mesmo entre os pagãos é possível detectar-se focos de intolerância e discriminação religiosa, bem como, a formação de identidades étnico-religiosas na sociedade romana alto-imperial.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3467
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4690_Hariadne_da_Penha_Soares.pdf802.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.