Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3480
Título: O Pensamento Político de Amílcar Cabral:teoria e Prática em Momentos Decisivos na Libertação da Guiné Bissau (1959-1969)
Autor(es): NDJAI, T.
Orientador: CAMPOS, A. P.
Palavras-chave: pensamento político de Amílcar Cabral teoria e prática Guiné
Data do documento: 1-Jun-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NDJAI, T., O Pensamento Político de Amílcar Cabral:teoria e Prática em Momentos Decisivos na Libertação da Guiné Bissau (1959-1969)
Resumo: Esta dissertação de Mestrado intitulada O pensamento político de Amílcar Cabral: teoria e prática, em momentos decisivos na libertação da Guiné-Bissau (1959-1969) tem como tema o processo de libertação da Guiné Bissau e Cabo Verde sob a liderança de Amílcar Cabral. Seu objetivo é apresentar o modo como Amílcar Cabral emergiu, impondo suas próprias ideias de libertação aos guineenses e cabo-verdianos, de uma luta única de independência dos dois povos distintos, com o objetivo de constituir uma só nação após a libertação. Analisamos a construção de sua trajetória nacionalista, no período de 1959 a 1969, com base nos escritos dele e sobre ele, expondo e discutindo o contexto das suas ideias, com o destaque de dois elementos centrais do seu pensamento político, unidade e luta, e seus planos revolucionários. Podemos verificar, a partir também de depoimentos confrontados com as informações oficiais e estudos recentes, que toda sua trajetória no seio do nacionalismo guineense foi marcada de hostilidades e dificuldades, derivadas de contradições intrínsecas que caracterizavam o seu projeto. Finalmente, constatou-se que o projeto tinha pouca possibilidade política de dar certo para o seu tempo, na medida em que se verificou que, em todas as etapas de seu transcurso, os problemas relativos a essas contradições foram contornados mais em virtude do seu deslocamento do que sua resolução. E, muitas vezes, isso se deu mais em função dos fatores conjunturais externos do que internos. Palavras-chave: Amílcar Cabral, Cabo Verde, Guiné, Unidade, Libertação, Luta. mais em função dos fatores conjunturais externos do que internos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3480
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4769_.pdf860.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.