Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3482
Título: O Presidencialismo de Coalizão: a Experiência no Estado do Espírito Santo Entre os Anos de 1991 a 1994
Autor(es): LIMA, M. S.
Orientador: RODRIGUES, M. B. F.
Palavras-chave: Presidencialismo
Poder legislativo
Coalizão
ES
Data do documento: 31-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LIMA, M. S., O Presidencialismo de Coalizão: a Experiência no Estado do Espírito Santo Entre os Anos de 1991 a 1994
Resumo: A dissertação discute a construção das relações políticas e institucionais entre os Poderes Executivo e Legislativo do Estado do Espírito Santo, no período entre 1991 e 1994, geradoras de um paradigma de governo cujos aspectos constituintes revestem-se de interesse para a história política estadual. Como principais protagonistas de toda essa trama cito o então Governador do Estado, Albuíno Cunha de Azeredo, e os trinta parlamentares que integravam a Assembléia Legislativa, coadjuvados por um amplo e complexo conjunto de atores e interesses, inseridos no contexto histórico de mudanças que se processavam a partir da consolidação do regime político democrático, da alteração do ordenamento constitucional, da nova dinâmica econômica e das novas formas de representação dos interesses sociais. Atenção especial é dedicada ao processo de impeachment instaurado no Legislativo contra o Governador Albuíno em 1993, pois o considero como o elemento chave para o entendimento das disputas e dos jogos políticos entre os protagonistas de toda a trama histórica objeto desta pesquisa. Valho-me do referencial metodológico da História do Tempo Presente, e da perspectiva teórica do presidencialismo de coalizão e do ultrapresidencialismo federalista para construir esta dissertação, para caminhar por entre os acontecimentos, entendê-los e relacioná-los.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3482
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4771_Marcelo_Siano_ Lima.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.