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Título: Representações de Ernesto Geisel em obras historiográficas, biográficas e didáticas
Autor(es): Marchiori, Cassiane da Conceição Ramos
Orientador: Schwartz, Cleonara Maria
Data do documento: 22-Mai-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Objetivo, analisar representações de Ernesto Geisel “dadas a ler” em obras historiográficas, biográficas e Livros Didáticos de História indicados pelo Guia do Livro Didático nos anos de 2008, 2011 e 2012. Busca-se também compreender as implicações dessas representações para a apropriação do personagem histórico. A fundamentação teórica tem por base princípios da História Cultural, atendo mais precisamente aos conceitos de “representação, “apropriação” e “práticas” apresentados por Roger Chartier, em especial na obra História Cultural: entre práticas e representações (2002). Notamos que autores de Livros Didáticos de História dedicaram-se basicamente em descrever Ernesto Geisel como o presidente da distensão política ocorrida anos após o término de seu mandato presidencial. Nossa hipótese nos levava a crer que representações de Ernesto Geisel trazidas por obras biográficas e inseridas em Livros Didáticos de História contribuiria para o enriquecimento de conteúdo e da perspectiva “humana” da História, que comprovamos ser aspecto escasso nos Livros Didáticos analisados. Articulações/veiculações de representações de Ernesto Geisel em obras destinadas a diferentes públicos (historiográfica, biográfica e didática) possibilitam a fluidez da Ciência História no cotidiano do educando, podendo tornar a mesma mais compreensível e concreta (palpável). Também é importante analisar se representações de Ernesto Geisel que circulam em Livros Didáticos de História coincidem com representações expostas em obras biográficas e historiográficas para que se tenha, cada vez mais, diversificados temas para discussões que proporcionam o desenvolvimento intelectual e de cidadania no indivíduo que se sente inserido, realmente, na História. Identificou-se que existem representações de Ernesto Geisel em obras biográficas e historiográficas que comungam entre si, porém, isso não ocorre quando inserimos os Livros Didáticos de História em tal comparação, pois os mesmos não nos trás representações claras de Ernesto Geisel enquanto indivíduo encarnado em seu contexto histórico, prejudicando a sensibilidade do educando quanto ao fato dele mesmo fazer parte da História da humanidade. Também foi percebido que as obras didáticas aqui analisadas são redundantes quanto aos fatos expostos por tratarem dos mesmos acontecimentos e personagens, não há diálogo com outros grupos que viveram este período histórico (1964-1985).
Objective to analyze representations of Ernesto Geisel "given to read" in historical works, biographical and History Textbooks Guide indicated by Textbook in the years 2008, 2011 and 2012. Search also understand the implications of these representations for the appropriation of historical character. The theoretical framework is based on the principles of Cultural History, sticking precisely to the concepts of "representation," ownership "and" practices "presented by Roger Chartier, especially in the work Cultural History: between practices and representations (2002). We note that the authors of history textbooks devoted themselves primarily to describe Ernesto Geisel as president of political détente occurred years after the end of his presidential term. Our hypothesis led us to believe that representations of Ernesto Geisel brought by biographical and inserted into textbooks of history contribute to the enrichment of content and the "human" perspective of history, which proved to be little point in textbooks analyzed. Joints/placements representations Ernesto Geisel in works aimed at different audiences (historiography, biographical and didactic) enable the fluidity of Science History in the daily schooling, and may make it more understandable and concrete (tangible). It is also important to consider whether representations of Ernesto Geisel circulating Textbooks History coincides with depictions exposed in biographical and historiographical order to have, increasingly diverse topics for discussions that provide intellectual development and citizenship in the individual who is inserted feels really, in history. It was identified that there are representations of Ernesto Geisel in biographical and historiographical who communicate with each other, however, this does not occur when entering the textbooks of history in such a comparison, since they do not back clear representations of Ernesto Geisel as an individual incarnated in its historical context, impairing the sensitivity of educating himself about the fact that part of human history. It was also noticed that the textbooks analyzed here are redundant as to the facts by treating the same events and characters, there is no dialogue with other groups who have lived this historical period (1964-1985).
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3486
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