Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3488
Título: Fé e repressão política: atuação de militantes cristãos católicos sob o olhar da Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo DOPS/ES (1974-1985)
Autor(es): SILVA, E. R.
Orientador: FAGUNDES, P. E.
Palavras-chave: Atuação Católica
DOPS/ES
Política Política
Espírito Santo
Data do documento: 29-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, E. R., Fé e repressão política: atuação de militantes cristãos católicos sob o olhar da Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo DOPS/ES (1974-1985)
Resumo: A referente pesquisa propõe um estudo sobre a atuação de militantes cristãos católicos no Espírito Santo e as memórias de repressão a partir dos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo (DOPS/ES). As organizações eclesiais de base da Igreja ajudaram a fortalecer os movimentos populares de forma efetiva e a atuação de militantes cristãos que se engajavam na construção de diversas pastorais entre os anos de 1974 e 1985, se tornou objeto de investigação da polícia política presente no estado. Neste contexto a Igreja capixaba em sintonia com a Igreja do Brasil e da América latina, desponta para posicionamentos políticos capazes de gerar desconfiança e alarde nos setores responsáveis pela chamada manutenção da ordem. A partir do estudo sobre a participação de militantes cristãos nas mobilizações pela redemocratização do país e na construção de partidos políticos, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre o papel social destes militantes bem como sua contribuição à redemocratização do país em nosso Estado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3488
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5461_Erilaine - Dissertação - 2013. - Cópia.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.