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Título: A controvérsia em torno dos escritos de Maimônides : o fortalecimento do discurso identitário judaico no Mishné Torá (1180-1204)
Autor(es): Rosado, Layli Oliveira
Orientador: Feldman, Sérgio Alberto
Data do documento: 26-Jun-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Maimônides foi um rabino do século XII, autor do Mishné Torá, do Guia dos Perplexos e outras obras, as quais suscitaram polêmica no interior da comunidade judaica medieval. A hostilidade em torno dos escritos de Maimônides configurou a chamada “controvérsia maimonidiana” e teve três momentos importantes: em 1180; de 1230 a 1232; e de 1300 a 1306. Este estudo está inserido na primeira etapa dessa controvérsia, que se inicia em 1180 e se estende até o falecimento de Maimônides, em 1204. Essa fase se deu no Oriente e foi um conflito tanto político como religioso. Para fundamentar nossas análises, faremos uso do Mishné Torá, particularmente do Livro da Sabedoria, e de algumas das correspondências pessoais do autor. Acreditamos que Maimônides produziu seu código talmúdico com o intuito de orientar, ou ampliar, os ensinamentos da doutrina judaica em sua época. Um dos focos centrais deste trabalho é uma análise do discurso de Maimônides no Livro da Sabedoria, escrito sob o ambiente cultural do mundo muçulmano, no intuito de compreendê-lo como uma tentativa de fortalecimento da identidade judaica medieval a partir de uma sistematização racional da tradição talmúdica.
Maimonides was a twelfth-century rabbi, author of the Mishneh Torah, the Guide for the Perplexed and other writings, wich caused great controversy within the medieval Jewish community. The hostility on the writings of Maimonides became known as "maimonidean controversy", and had three important moments: in 1180; from 1230 to 1232; and from 1300 to 1306. This study is part of the first stage of this controversy, wich begins in 1180 and extends until the death of Maimonides, in 1204. This stage ocurred in the East and was a political and religious conflict. To support our analysis, we will use the Mishneh Torah, particularly the Book of Wisdom, and some of the author‟s personal correspondences. We believe that Maimonides produced his Talmudic code in order to guide, or enlarge, the teachings of the Jewish doctrine in his time. A central focus of this paper is a discourse analysis of Maimonides in the Book of Wisdom, written under the cultural environment of the Muslim world, in order to understand it as an attempt to strengthening the medieval Jewish identity based on a rational systematization of Talmudic tradition.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3494
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