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Título: A mídia na construção da representação social da pessoa pública feminina no Espírito Santo, Rita Camata (1988-2010)
Autor(es): Almeida, Simone Patrocínio de
Orientador: Siqueira, Maria da Penha Smarzaro
Data do documento: 12-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Considerando a importância dos meios de comunicação nos processos sócio cognitivos e as crescentes pesquisas sobre análises e reflexões dos veículos de comunicação, o presente trabalho investiga o papel da mídia no processo de construção da representação social da pessoa pública feminina. Busca-se identificar os fatores ressaltados pelos veículos de comunicação jornais capixabas A Gazeta e A Tribuna, entre 1988 a 2000 na elaboração das matérias jornalísticas sobre a ex-parlamentar Rita Camata. Entende-se que essas práticas discursivas, produzidas pelos meios de comunicação, são formas simbólicas que veiculam conceitos existentes na sociedade, reproduzindo crenças, valores e identidades sociais, colaborando com a transformação das relações sociais. Compreende-se a mídia como um campo no qual se pode buscar a construção das representações sociais. A partir dos conceitos de representação simbólica, discurso, dominação masculina e habittus jornalístico, é possível compreender a representação e o processo de construção da representação da mulher na política capixaba. Nota-se que a participação da mulher na política nacional vem crescendo, mas ainda em desvantagem aos homens. A partir do postulado por Bourdieu (1998) de que o homem é uma construção social, onde os atores sociais exercem forças uns sob os outros, dando sentido à realidade objetiva, calcou-se as bases desta pesquisa . T A metodologia de análise dos periódicos centra-sena Análise de Discurso (AD) Francesa, uma vez que tal método permite formular hipóteses sobre a especificidade dos discursos a que se vinculam esses mesmos textos.
Considering the importance of the media in social cognitive processes and the growing interest from academia to analyze and reflect on the media, this paper will investigate the role of media in the construction of social representation of female public person, identifying the factors highlighted by the media - newspapers The Gazette and The Tribune - the preparation of news stories about former congresswoman Rita Camata. We understand that these discursive practices, produced by the media, are symbolic forms that convey concepts in society, reproducing beliefs, values and social identities, contributing to the transformation of social relations. We understand the media as a field of study in which they can seek construction of social representations. And working seamlessly with concepts of symbolic representation, discourse, male domination and habittus journalism, it is possible to understand the representation and the construction of the representation of women in politics ES. Since women's participation in national politics is growing, but still at a disadvantage to men. The centerpiece is the thinking of Bourdieu (1998) that man is a social construction, where social actors exert forces on each other, giving meaning to objective reality. Knowledge and social thought are built from the experiences with the concepts sent and received, and the mass media communication. And taking as object of study the public persona of the former Federal Mrs Rita Camata, the research will analyze newspaper articles published in newspapers The Gazette and The Tribune, the period from 1988 to 2000. The analysis will be based on the central concepts of Discourse Analysis (DA) French, since the method allows us to formulate hypotheses about the specificity of discourses that bind these same texts.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3503
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