Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3503
Título: A Mídia na Construção da Representação Social da Pessoa Pública Feminina no Espírito Santo Rita Camata (1988 2000)
Autor(es): ALMEIDA, S. P.
Orientador: SIQUEIRA, M. P. S.
Data do documento: 12-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALMEIDA, S. P., A Mídia na Construção da Representação Social da Pessoa Pública Feminina no Espírito Santo Rita Camata (1988 2000)
Resumo: Considerando a importância dos meios de comunicação nos processos sócio cognitivos e as crescentes pesquisas sobre análises e reflexões dos veículos de comunicação, o presente trabalho investiga o papel da mídia no processo de construção da representação social da pessoa pública feminina. Busca-se identificar os fatores ressaltados pelos veículos de comunicação jornais capixabas A Gazeta e A Tribuna, entre 1988 a 2000 na elaboração das matérias jornalísticas sobre a ex-parlamentar Rita Camata. Entende-se que essas práticas discursivas, produzidas pelos meios de comunicação, são formas simbólicas que veiculam conceitos existentes na sociedade, reproduzindo crenças, valores e identidades sociais, colaborando com a transformação das relações sociais. Compreende-se a mídia como um campo no qual se pode buscar a construção das representações sociais. A partir dos conceitos de representação simbólica, discurso, dominação masculina e habittus jornalístico, é possível compreender a representação e o processo de construção da representação da mulher na política capixaba. Nota-se que a participação da mulher na política nacional vem crescendo, mas ainda em desvantagem aos homens. A partir do postulado por Bourdieu (1998) de que o homem é uma construção social, onde os atores sociais exercem forças uns sob os outros, dando sentido à realidade objetiva, calcou-se as bases desta pesquisa . T A metodologia de análise dos periódicos centra-sena Análise de Discurso (AD) Francesa, uma vez que tal método permite formular hipóteses sobre a especificidade dos discursos a que se vinculam esses mesmos textos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3503
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5478_DISSERTAÇÃO Simone Patrocinio 2013.pdf37.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.