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Título: Capitania do Espírito Santo uma feitoria portuguesa no Atlântico Sul : a pauta de comércio e a atividade mercantil (1600-1642)
Autor(es): Vitória Sobrinho, Sueni da
Orientador: Ribeiro, Luiz Cláudio Moisés
Data do documento: 29-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Nesta dissertação nos propusemos realizar uma análise historiográfica da administração fazendária portuguesa no que tange à dinâmica econômica da Capitania do Espírito Santo no recorte cronológico proposto [período 1600-1642]. Assim, esperamos demonstrar se o caráter deprimido da economia da capitania do Espírito Santo está ligado aos contrabandos e descaminhos e ao absenteísmo dos donatários cuja última presença ocorreu entre 1609 e 1627. Nossa análise tem como pressuposto fazer emergir o interesse local em manter os privilégios de comércio e poder político numa rede qualificada como economia do bem comum e a participação da capitania do Espírito Santo na conjuntura econômica (1600-1642), descrever a pauta de exportação e importação de produtos, a relação comercial com as capitanias adjacentes e examinar as formas de pagamento, e acumulação da estrutura produtiva da capitania.
In this dissertation we did propose to perform a historiographical analysis of the Portuguese’s treasury administration regarding the economic dynamics of the Espirito Santo’s Captaincy, in the chronological cut proposed [period 1600-1642]. Thus, we expect demonstrate if the depressed character of the Espirito Santo’s Captaincy economy is linked to the smuggling, the misdirections and the absenteeism of donees whose the last presence occurred from 1609 to 1627. Our analysis is assumed to emerge the local interest in maintaining the privileges of trade and political power in a network qualified as the economy of the common-good and the participation of Espirito Santo’s captaincy in the economic juncture (1600-1642), describing the agenda of exportation and importation of products, the business relationship with the adjacent captaincies and examining the ways of payment and accumulation of the productive structure of the captaincy.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3504
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