Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3506
Título: Entre o Circus e o Forum: poder, amor e amantes na Ars Amatoria de Ovídio (Séc. I a.C. I d.C)
Autor(es): COELHO, A. L. S.
Orientador: SILVA, G. V.
Palavras-chave: Principado
Ovídio
Representações
Mulheres
Urbs
Data do documento: 8-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: COELHO, A. L. S., Entre o Circus e o Forum: poder, amor e amantes na Ars Amatoria de Ovídio (Séc. I a.C. I d.C)
Resumo: Nesta dissertação, analisamos as relações de amor e de poder na Urbs de Augusto protagonizadas pelas mulheres representadas pelo poeta Públio Ovídio Naso. Para tanto, tomamos como fonte a obra Ars Amatoria, escrita por esse autor entre os anos I a.C. e I d.C., a qual apresenta conselhos amorosos aos homens e mulheres que viviam na Roma imperial. Nosso estudo teve como recorte temporal a segunda metade do século I a.C. e o primeiro quartel do século seguinte, período em que Augusto fundou o Principado e impôs à sociedade romana um programa de Reforma Moral. Nesse contexto, nosso objetivo geral foi compreender, a partir da Ars Amatoria, as adesões e os confrontos realizados pelo poeta diante das imposições morais do imperador. Dessa forma, analisamos as relações amorosas protagonizadas pelas mulheres representadas pelo poeta, e investigamos como os espaços da Urbs augustana foram concebidos e utilizados por Ovídio no âmbito dessas relações. O referencial teórico empregado nessa pesquisa foi o da História Cultural, pautado nos conceitos de representação, gênero, cidade, corpo e coqueteria. Já a metodologia empregada foi a Análise de Conteúdo. Consideramos, finalmente, que Ovídio concebeu estratégias de escrita para expressar suas concepções de amor na Ars Amatoria, sem necessariamente ser punido pelo imperador. Demonstramos, assim, que o poeta não confrontou, de modo público e explícito, o poder do soberano e seu programa de Reforma Moral, mas propôs, ao mesmo tempo, conselhos que promoviam comportamentos conflitantes com a reformulação dos costumes sociais projetada por Augusto.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3506
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5847_Dissertação - Ana Lucia Santos Coelho - versão final.pdf5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.