Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3524
Título: A Paz Pelo Caminho da Lei: Juan Bautista Alberdi e o Pensamento Político Hispano-americano do Século XIX
Autor(es): SILVA, T. S.
Orientador: SANTOS, F. M.
Palavras-chave: Juan Bautista Alberdi
Lei
Paz
Cristianismo
Comércio
Data do documento: 10-Abr-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, T. S., A Paz Pelo Caminho da Lei: Juan Bautista Alberdi e o Pensamento Político Hispano-americano do Século XIX
Resumo: Estuda o pensamento político de Juan Bautista Albrerdi (1810-1884), um dos principais intelectuais da América Hispânica, membro da chamada Geração de 37. Destaca os seguintes aspectos dos escritos dessa geração: os argumentos que compunham o chamado 'conceito genético da ação', a importância da religião cristã e a crítica ao governo de Juan Manuel de Rosas. Analisa a obra Bases, ressaltando os seguintes princípios: a importância da imigração para a educação das massas; liberdade civil para o desenvolvimento industrial e comercial do país; liberdade política limitada e a nessecidade de um executivo forte. Refuta a interpretação que entende o pensamento hispano-americano como um 'desvio' do liberalismo europeu, estabelecendo um paralelo entre o pensamento de Alberdi com o de liberais europeus, como Montesquieu e Adam Smith. Em seguida, analisa a obra El crimen de la guerra, onde Alberdi propõe a criação de um povo-mundo a partir do comércio e dos princípios morais do cristianismo. Ressalta a presença da religião cristã no liberalismo clássico, a fim de demonstrar que isso não é um elemento específico do pensamento de Alberdi.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3524
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5870_tito dissertação.pdf890.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.