Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3525
Título: Mulher e Trabalho: Relações de Gênero na Corporação da Polícia Militar do Espírito Santo (1983-1988)
Autor(es): CRUZ, V. O.
Orientador: NADER, M. B.
Palavras-chave: Espírito Santo (Estado) Polícia Militar Relações de gêneros
Data do documento: 18-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CRUZ, V. O., Mulher e Trabalho: Relações de Gênero na Corporação da Polícia Militar do Espírito Santo (1983-1988)
Resumo: Descreve a rejeição sofrida pelas mulheres ao serem incorporadas na Polícia Militar do Estado do Espirito Santo PMES, do ano 1983 a 1988. Rejeição que foi fruto da construção histórica e social dos papéis de gênero, formada na medida em que os padrões ideais de comportamento foram ordenados ao longo da história sob a tutela do modelo da ideologia patriarcal, que garantiu ao gênero masculino o predomínio das relações políticas, sociais e econômicas. A opção pela PMES, como campo de estudo para as considerações, se deu pela característica profundamente machista deste espaço, enquanto ambiente social e pela oportunidade de se ter o contato direto com as primeiras mulheres a serem incorporadas na atividade policial da PMES. Usando como fonte para a observação das considerações, a extensa bibliografia relativa à temática dos estudos de gênero e a realização de entrevistas semi estruturada com uma fração dessas mulheres da PMES, confirmou-se a prática da rejeição do homem à participação da mulher na atividade policial, que, em síntese, expressa a dinâmica da relação de poder entre os gêneros feminino e masculino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3525
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5871_dissertação - Vagner de Oliveira Cruz.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.