Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3526
Título: O Papel da Sociedade Civil Organizada no Combate à Corrupção: o Caso da Organização Não Governamental (ONG) Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO) (1999-2010)
Autor(es): SIMOES, R. C.
Orientador: FRANCO, S. P.
Palavras-chave: Organização não governamental
Ribeirão Bonito
corrupção
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SIMOES, R. C., O Papel da Sociedade Civil Organizada no Combate à Corrupção: o Caso da Organização Não Governamental (ONG) Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO) (1999-2010)
Resumo: Estudo sobre a ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO), no período de 1999 a 2010, apontando as condições de sua trajetória e processo de afirmação nacional, inclusive a formação de uma rede de ONGs de combate à corrupção e as repercussões que esse trabalho teve no Brasil, por meio de propostas práticas de ação e de discussões de cunho institucional, visando o fortalecimento das instituições de controle e o aprimoramento legislativo. Destaca-se a inovação e o aprendizado do processo de combate à corrupção em Ribeirão Bonito, vivenciado pela AMARRIBO, e a disposição que apresentou para divulgar seus conhecimentos pelo país, seja por meio de palestras, seja com o livro O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil. A metodologia está assentada numa discussão teórico-conceitual da corrupção e dos elementos deste fenômeno ao longo da história do país. Buscou-se, ainda, uma análise sobre as organizações não governamentais, seu papel, ações e dilemas. Os resultados permitiram perceber, para além do caminho que já foi percorrido no combate à corrupção no Brasil, especialmente nos últimos 30 anos, bem como as demandas que existem em relação à maior participação dos cidadãos na ação política e de um trabalho mais efetivo pelos órgãos e poderes responsáveis pelo controle e a punição. A necessidade de estudos mais aprofundados sobre a conceituação do fenômeno da corrupção, nas suas diversas possibilidades, seja no âmbito público, seja no privado, e, principalmente, na relação dos dois, está colocada de forma patente, bem como o aprimoramento do sistema de integridade nacional que está sendo construindo no Brasil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3526
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7553_dissertacao_completa_final (3).pdf3.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.