Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3539
Título: Lindolfo Collor: o olhar de um brasileiro exilado na Europa sobre o regime nazista
Autor(es): FREITAS, M. F.
Orientador: SOARES, G. A.
Palavras-chave: História
Memória
Relações Internacionais
Exílio
Nazismo
Data do documento: 7-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FREITAS, M. F., Lindolfo Collor: o olhar de um brasileiro exilado na Europa sobre o regime nazista
Resumo: O objetivo desta dissertação de Mestrado foi analisar duas importantes obras do escritor, jornalista e político Lindolfo Collor, escritas quando de seu exílio no continente europeu entre os anos de 1938 a 1941. Durante este período Lindolfo Collor escreveu vários artigos publicados no jornal Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, sobre o Regime Hitlerista e a conjuntura inicial da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente esses artigos foram reunidos em duas obras Europa 1939 (1939) e Sinais dos Tempos (1942) fontes desta dissertação. Escolhemos o desafio de pesquisar a formação, trajeto histórico e condição em que Lindolfo Collor foi exilado; identificar as transformações políticas, sociais e culturais deste período; analisar o olhar de Lindolfo Collor ante as transformações ocorridas na Europa; bem como, compreender suas memórias e representações da experiência que vivenciou.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3539
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7645_FREITAS,MIQUELINE-LINDOLFO-COLLOR-O-OLHAR-DE-UM-BRASILEIRO-EXILADO-NA-EUROPA-SOBRE-O-REGIME-NAZISTA.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.