Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3543
Título: O "outro" sob o olhar cristão: representação dos judeus na Disputa de Tortosa (Hispânia, 1º quarto do século XV)
Autor(es): FREITAS, J. L.
Orientador: FELDMAN, S. A.
Data do documento: 20-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FREITAS, J. L., O "outro" sob o olhar cristão: representação dos judeus na Disputa de Tortosa (Hispânia, 1º quarto do século XV)
Resumo: Esta pesquisa objetiva identificar os motivos que levaram Benedito XIII e o judeu converso, Jerônimo de Santa Fé, a realizar a Disputa de Tortosa, em 1413-14. Destaca que os judeus das comunidades aragonesas foram vítimas de intolerância religiosa, sendo considerados infiéis, pecadores, avarentos e praticantes de usura. No relato cristão da Disputa de Tortosa, redigido pelo escrivão papal, verifica-se a oposição aos polemistas judeus e à autoridade dos escritos do Talmude, que passou a ser visto como uma literatura em que se poderia encontrar a verdade cristã, bem como atestaria a vinda do Messias. Na averiguação desse conflito religioso ocorrido no reino de Aragão, faz uso de uma metodologia que se baseia na Análise do Discurso e, no pressuposto teórico de Roger Chartier acerca da representação do discurso cristão e da forma como este foi recebido pelos judeus. Aponta como resultados que o discurso de Jerônimo de Santa Fé, tendo o apoio de Benedito XIII, foi proferido na tentativa de dissuadir os judeus, ao se denegrir o Talmude, quanto à legitimidade da religião católica com vistas à afirmação da identidade cristã. O discurso de Jerônimo foi contestado pelos rabinos participantes do debate e a resposta judaica, referente à crítica cristã, foi apresentada com o objetivo de minimizar os efeitos devastadores para a crença judaica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3543
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7649_jordaniafreitas-disserta+ºao20150721-152142.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.