Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3546
Título: Desenvolvimento Sócioeconômico e Novas Alternativas Rurais no Espírito Santo: o Caso de Venda Nova do Imigrante
Autor(es): SANTOS, P. C. R. O.
Orientador: SIQUEIRA, M. P. S.
Palavras-chave: 1
Agroturismo
2
Agricultura familiar
3
Café - Aspectos
Data do documento: 11-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, P. C. R. O., Desenvolvimento Sócioeconômico e Novas Alternativas Rurais no Espírito Santo: o Caso de Venda Nova do Imigrante
Resumo: Os direcionamentos políticos ocorridos na década de 1960 marcaram uma nova fase no desenvolvimento econômico capixaba, tendo como referência a industrialização e as novas relações capitalistas de trabalho no campo, que promovem um acentuado êxodo rural, provocado principalmente pela desestruturação da pequena propriedade de mão de obra familiar, predominante no município em Venda Nova do Imigrante, referência norteadora de nosso objeto de estudos neste trabalho. Diante deste cenário de mudanças estruturais, o pequeno produtor familiar de Venda Nova do Imigrante encontrou no resgate de suas tradições um caminho para novas alternativas de trabalho com base nas atividades rurais, possibilitando sua permanência no meio rural. Neste contexto, nossa investigação procurou elaborar um estudo sobre o desenvolvimento socioeconômico e as novas alternativas rurais de Venda Nova do Imigrante, principalmente após os impactos da erradicação de café da década de 1960, na busca por um entendimento da dinâmica que transformou o município em um novo padrão de economia e de desenvolvimento, tornando-se um expoente do agroturismo no Estado e, com repercussão além dos limites regionais. Nosso estudo foi baseado em duas vertentes metodológicas, uma apoiada na pesquisa bibliográfica geral e específica sobre o tema e, uma pesquisa de campo pelo viés da técnica de entrevistas de História Oral, com os atores diretamente envolvidos com as novas alternativas rurais locais desenvolvidas a partir da erradicação dos cafezais ocorrida na década de 1960. Instrumentos que nos permitiram a elaboração do trabalho em questão em uma abordagem qualitativa atendendo os objetivos de nosso projeto de investigação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3546
Aparece nas coleções:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7800_Revisado final 04_05_14 (Maíne).pdf4.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.