Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3553
Título: A Reinvenção da Cidade: a Transformação das Ruas e o Reordenamento da Vida a Cidade de Vitória/ES 1890/1928
Autor(es): FERREIRA, G. L.
Orientador: SIQUEIRA, M. P. S.
Palavras-chave: Reinvenção da cidade
modernização urbana
espaço
Data do documento: 13-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERREIRA, G. L., A Reinvenção da Cidade: a Transformação das Ruas e o Reordenamento da Vida a Cidade de Vitória/ES 1890/1928
Resumo: A reinvenção da cidade metonímia da modernização urbana e consequência da modernidade, da ideologia do progresso e da racionalidade técnica mudou radicalmente as formas de organização espacial, as relações sociais, os hábitos e os costumes da vida no universo urbano do mundo ocidental. Articulando categorias de análise distintas, como espaço e sociedade, na longa duração e em recortes mais reduzidos, trabalha-se o modo de vida urbano como categoria de análise, tendo a cidade como objeto de pesquisa inscrita na historiografia. Ao explicar como as transformações ocorridas no espaço urbano da cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, influenciaram na adoção de novas práticas sociais e na apropriação dos espaços públicos por parte de sua população, identificam-se os instrumentos urbanísticos que possibilitaram o reordenamento da vida coletiva no período de 1890 a 1928, ou seja, do ano de publicação do primeiro Código Municipal de Posturas da cidade de Vitória no período republicano , até o término do governo do presidente de Estado Florentino Avidos período em que as fontes revelam um volume significativo de mudanças físicas e sociais na cidade, interpretado como o período de sua reinvenção.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3553
Aparece nas coleções:PPGHIS - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8066_FERREIRA Gilton L_A Reinvenção da Cidade_TESE PPGHIS UFES 2016.pdf60.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.