Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3573
Título: A Cidade Sob o Olhar da Periferia: Aspectos do Cotidiano dos Moradores do Morro dos Alagoanos
Autor(es): BARROS, A. M. L.
Orientador: ZANOTELLI, C. L.
Data do documento: 7-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARROS, A. M. L., A Cidade Sob o Olhar da Periferia: Aspectos do Cotidiano dos Moradores do Morro dos Alagoanos
Resumo: A Cidade Sob o Olhar da Periferia: Aspectos do Cotidiano dos Moradores do Morro dos Alagoanos Esta pesquisa busca compreender as relações que se estabelecem entre a comunidade moradora do Morro dos Alagoanos numa abordagem mais local e mais intimista, e a cidade como um todo, numa abordagem mais geral, seja no seu trânsito cotidiano para o trabalho, para a escola, entre outras coisas, seja na relação com os habitantes dos bairros vizinhos ou ainda com os que vão ao Morro em dia de festa. Portanto, é tanto a forma como os habitantes do Morro se inserem cotidianamente na cidade como a sua relação com o seu local de moradia, o seu lugar na cidade, que serão privilegiados. É preciso considerar que o Morro dos Alagoanos não se encontra isolado, mas, ao contrário,está inserido num contexto que ultrapassa os seus limites e os limites da cidade da qual faz parte. Portanto, primeiramente é discutido a importância da urbanização no mundo contemporâneo, cuja ênfase será dada à urbanização que propiciou o surgimento das periferias das cidades, primeiro de forma geral, englobando algumas características comuns à urbanização brasileira e, depois, de forma mais específica e mais local, à formação da periferia de Vitória. Em outra etapa, este trabalho busca compreender a formação e a consolidação do Morro dos Alagoanos enquanto espaço residencial dentro das dinâmicas que levou à formação do espaço urbano de Vitória, assim como as relações sociais que se estabelecem no Morro a partir da apropriação por seus moradores, que por meio de suas trajetórias cotidianas o permeiam de significados e portanto, o tornam o lugar onde se realizam suas vidas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3573
Aparece nas coleções:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4468_anamaria.pdf5.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.