Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3581
Título: O Olhar Humanista Cultural Sobre as Percepções e Representações dos Povos Ribeirinhos do Formate
Autor(es): PEREIRA, E. O.
Orientador: GIRARDI, G.
Data do documento: 29-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PEREIRA, E. O., O Olhar Humanista Cultural Sobre as Percepções e Representações dos Povos Ribeirinhos do Formate
Resumo: O mundo é complexo, dinâmico e imprevisível. Esse é o mundo vivido pelos homens. O espaço deixa de ser um mero palco de acontecimentos econômicos, sociais, culturais e naturais, para tornar-se o espaço vivido pelos homens. Esse trabalho tem o objetivo de compreender, pelo menos parcialmente, os lugares vividos, dos povos ribeirinhos do Formate. Suas percepções e suas representações constituem o principal objeto de estudo. A partir da análise das narrativas dos moradores, sob os princípios teóricos da geografia humanista cultural, alicerçada pela fenomenologia, sacramentada por Edmund Husserl, pretende-se compreender as visões de mundo dos moradores ribeirinhos. Dessas análises os sentimentos de medo, espaciosidade e a esperança, de um lugar melhor, emergem a cada enchente do rio Formate. A partir dessa realidade, identificou-se duas visões de mundo, duas noções de lugar, uma do morador ribeirinho e a outra dos seus representantes dos movimentos ambientais populares. Ambas tem em comum o saber do senso comum, oriundo das experiências da vida cotidiana, muitas vezes ignorado pelo pensamento científico. A abordagem humanista cultural emerge aqui como mais uma possibilidade de entender o mundo, não como substituta de outras perspectivas do pensamento geográfico, mas como um complemento, para que o geógrafo tenha ferramentas múltiplas para compreender a multiplicidade do mundo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3581
Aparece nas coleções:PPGGEO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5051_ernnades.pdf38.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.