Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3654
Título: Imagem e Imitação na Educação dos Guardiões da República.
Autor(es): Lorenzon, Anallú Guimarães Firme
Orientador: Francalanci, Carla Costa Pinto
Palavras-chave: Mímesis
Imagem
Platão
Images
Republic
Plato
Data do documento: 24-Fev-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Pretendemos com nosso estudo propor uma aproximação entre a arte e o pensamento antigo a partir das considerações platônicas sobre a mímesis, presentes nos Livros II e III, do diálogo a República, mais especificamente, nas passagens sobre a parte inicial da educação dos guardiões. Abordaremos o princípio da proposta paidêutica platônica procurando assinalar o seu caráter estético, calcado na dimensão sensível da pólis. Analisaremos a importância atribuída aos mitos, enquanto imagens privilegiadas da formação, e o lugar da mímesis nesta etapa do processo, que visa em última instância o amor ao belo.
We pretend in our study to propose a link between art and the ancient thinking through Plato’s considerations about mimesis, which are described on the Books II and III of the Republic dialogue. We will approach the principle of the platonic paideutic proposal highlighting its esthetic features, based on the sensible dimension of the Polis. We will analyze the importance given to the myths, as privileged images of the formation, and the position of mimesis on this process, which aims ultimately the love to the beauty.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3654
Aparece nas coleções:PPGFIL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5372_Imagem e imitação na Republica.pdf447.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.