Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3681
Título: QUID, QUIS ET QUALIS EST?: O SOCRATISMO CRISTÃO NA OBRA DECONSIDERATIONE (1149-1152) DE SÃO BERNARDO DE CLARAVAL (1090-1153)
Autor(es): MOREIRA, L. V. V. C. B.
Orientador: COSTA, Ricardo da
Palavras-chave: São Bernardo de Claraval
Papa Eugênio III
Da Consideração
Data do documento: 29-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MOREIRA, L. V. V. C. B., QUID, QUIS ET QUALIS EST?: O SOCRATISMO CRISTÃO NA OBRA DECONSIDERATIONE (1149-1152) DE SÃO BERNARDO DE CLARAVAL (1090-1153)
Resumo: Não à toa o século XII é considerado o século de São Bernardo: enquanto fora abade de Claraval, não houve na Igreja cisma ou disputa teológica-filosófica nos quais sua influência não tivesse sido crucial. Em sua última obra, De Consideratione (1152), a admoestação que dirige a seu confrade e ex-discípulo Pier Bernardo Pignatelli, eleito Papa Eugênio III (1145-1153), figura nessa perspectiva como alerta sobre o cuidado com a vida transcendental, dada a magnitude de seu cargo. Com os quatro objetos da consideração, te, quae sub te, quae circa te, quae supra te expostos, São Bernardo ratifica seu objetivo de refletir sobre os aspectos da pessoa de Eugênio também em três perguntas: quid, quis et qualis est?. Não obstante São Bernardo ser reconhecido comumente entre os estudiosos como um radical antidialético, em virtude da querela entre dialéticos e antidialéticos do século XII, os recursos filosóficos que utiliza no De Consideratione, e que já havia sinalizado em outras obras, nos dão ensejo para compreender sua aproximação com a Filosofia sob uma perspectiva muito mais positiva. Essa mudança, afinal, culmina no De Consideratione em reflexões de caráter filosófico socrático-cristão sobre a necessidade que tem o homem de conhecer-se a si mesmo. Isso posto, objetivamos, nesse trabalho analisar o nosce teipsum (conhece-te a ti mesmo) socrático de São Bernardo de Claraval que, perpassando toda a obra, acompanha também suas considerações sobre o mundo e Deus.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3681
Aparece nas coleções:PPGFIL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8772_Dissertação Leticia Fantin Vescovi.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.