Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3694
Título: O Discurso Feminista no Pós-guerra: uma Análise da Construção de Face em Simone de Beauvoir e Valerie Solanas
Autor(es): ANTUNES, E. C.
Orientador: LINS, M. P. P.
Palavras-chave: Interação
Contexto
Imagem social
Feminismo
Data do documento: 28-Fev-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ANTUNES, E. C., O Discurso Feminista no Pós-guerra: uma Análise da Construção de Face em Simone de Beauvoir e Valerie Solanas
Resumo: Este trabalho analisa a elaboração da imagem social das autoras Simone de Beauvoir e Valerie Solanas em seus respectivos livros O Segundo Sexo e SCUM Manifesto, sob o prisma da noção de interação abordada por Goffman (1980) e por Brown & Levinson (1987) em seus estudos sobre a teoria de elaboração de face e que está presente também na teoria dos enquadres interativos apresentada por Tannen & Wallat (1998). É levado e consideração, no entanto, que cada indivíduo carrega consigo conhecimentos anteriores que auxiliam nas escolhas em relação ao momento interativo, bem como projeta e avalia intenções para futuros encontros. Desta forma, faz-se necessária a observação do contexto que envolve os enunciados e os próprios indivíduos da comunicação. Como o corpus utilizado nesta pesquisa se constitui de textos de cunho social que se referem às questões de gênero, é importante também pensar em traços socialmente construídos quanto à utilização da linguagem. Os estudos de Lakoff (1975) são tomados como base ao tratarem daquilo que a autora define como linguagem masculina e linguagem feminina. Esta dissertação busca não apenas definir os resultados das escolhas de Simone de Beauvoir e de Valerie Solanas na constituição de suas respectivas imagens sociais, mas também, busca compreender o processo de construção dessas imagens.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3694
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3083_EmanuelyAntunes.pdf431.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.