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Título: Um estudo sobre o verbo-suporte na construção dar+SN
Autor(es): Davel, Alzira da Penha Costa
Orientador: Smarsaro, Aucione das Dores
Data do documento: 7-Mar-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo sobre as estruturas com verbosuporte DAR+SN no português do Brasil, a partir da Teoria Lexical e dos princípios do Léxico-Gramática. São examinadas as propriedades distribucionais dessa estrutura, em contextos de uso da língua, por meio de critérios formais que levam em conta os aspectos morfossintáticosemânticos, distinguindo-se a estrutura com verbo pleno de verbo suporte e de expressões cristalizadas. As estruturas com verbo suporte são de natureza denominal e deverbal. De modo geral, as denominais denotam ações de golpe como, por exemplo, dar uma pedrada e as deverbais apresentam atenuação e brevidade das ações como, por exemplo, dar uma olhada. Os estudos revelam que as estruturas DAR uma X-ada são também utilizadas como formas modalizadoras da linguagem, constituindo um recurso de expressividade por parte dos falantes nativos.
This dissertation has the aim of presenting a study on the structures with supporting verb TO GIVE+NS DAR+SN of portuguese in Brazil, based on the Lexical Theory and on the principles of Lexicon-Grammar. The distributive properties of this structure are examined throughout the usage of language by means of formal criteria that consider the morphosyntatic-semantic aspects, distinguishing the full-verb structure from the ones of supporting verb and crystallized expressions. The full-verb structures are of denominal and deverbal nature. As a whole, the denominals present of stroke actions, for example, to give a stoneness (dar uma pedrada) and the deverbals present an attenuation and sortness of actions, for example, to give an eyeness (dar uma olhada). Studies show that structures to gine + a(n) X ness (DAR uma X ada) are also used as modalizing forms in language, and it constitutes a source of expression for native speakers.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3705
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