Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3717
Título: Fala, Vitória! - a variação do imperativo na cidade de Vitória/ES e sua posição no cenário nacional.
Autor(es): EVANGELISTA, E. M.
Orientador: SCHERRE, M. M. P.
Palavras-chave: Sujeito da enunciação
Dialogismo
Polifonia
Argumentação
Data do documento: 14-Abr-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: EVANGELISTA, E. M., Fala, Vitória! - a variação do imperativo na cidade de Vitória/ES e sua posição no cenário nacional.
Resumo: Esta pesquisa, inserida numa perspectiva sócio-enunciativa de linguagem, tem por objetivo geral pôr em discussão a unicidade do sujeito da enunciação e investigar o entrecruzamento de vozes na constituição do discurso. Toma-se Benveniste como ponto de partida para encaminhar a formulação teórica, ancorada na Teoria do Dialogismo, de Bakhtin, em associação com a Teoria Polifônica da Enunciação, de Ducrot, esta oriunda da Semântica Argumentativa. Propõe-se, deste modo, uma aproximação entre Bakhtin e Ducrot, admitindo que, embora situados em postos teóricos diferentes o primeiro refletindo sobre o diálogo sócio-histórico-ideológico entre enunciados, no discurso; e o segundo examinando marcadores de polifonia presentes na estrutura interna dos próprios enunciados , esses dois autores priorizam o discurso na determinação do sentido, podendo ser convocados, sem incoerência teórica, para explicar a heterogeneidade enunciativa. Para proceder a uma amostra de análise, selecionou-se uma reportagem sobre a crise na aviação civil brasileira, tendo a expectativa de que as forças sócio-históricas que atuam na determinação do gênero reportagem favoreceriam a expressão de uma polifonia enunciativa. Os parâmetros propostos para a análise permitiram evidenciar a constituição dialógica do discurso no seu todo, bem como apreender marcas de polifonia em enunciados presentes no encadeamento argumentativo do texto.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3717
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3931_DISSERTACAO Elaine Meireles Evangelista.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.