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Título: Um estudo sobre a metonímia como um processo cognitivo
Autor(es): SANTOS, I. A.
Orientador: GRENFELL, A. T. M.
Palavras-chave: Semântica Cognitiva
Metonímia
Referência
Inferência
Data do documento: 17-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, I. A., Um estudo sobre a metonímia como um processo cognitivo
Resumo: Procurando desvendar a metonímia bem como entendê-la, neste trabalho, faz-se um estudo acerca da linguagem figurada sob um olhar qualitativo, desde a Retórica até se chegar ao percurso investigativo acerca dos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva. Para isso, a linguagem figurada é observada na retórica aristotélica e nas gramáticas tradicionais. Faz-se uma comparação entre a metáfora e a metonímia sob o enfoque tradicional, além de verificar como se dá a taxonomia da metonímia, como ela é apresentada nos livros didáticos e quais as consequências da abordagem taxonômica tradicional. Conhecidas as implicações do estudo tradicional sobre a metonímia, apresenta-se a Linguística Cognitiva, uma disciplina que trouxe um novo olhar epistemológico sobre o modo como as coisas são experienciadas e categorizadas. Apresentam-se a metáfora e a metonímia sob a ótica da cognição e, por fim, faz-se o estudo da metonímia com relevância para a sua natureza inferencial, com vistas à elucidação de como processos metonímicos organizam a experiência e a compreensão de mundo das pessoas. Levam-se em consideração as contribuições de Lakoff (1987) acerca da abordagem dos Modelos Cognitivos Idealizados e dos estudos que atestam o papel inferencial da metonímia especialmente em (Barcelona 2003, 2004, 2005). A análise constitui-se de um estudo de caso com vistas a observar a face inferencial da metonímia conceptual e como se constitui o processo de construção de um determinado conceito via processo metonímico. Os resultados demonstraram que a metonímia conceptual tem um alcance sociocultural. Palavras-chave: Semântica Cognitiva. Metonímia. Referência.Inferência.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3740
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