Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3758
Título: Interação entre diferentes interlocutores e uma pessoa com Alzheimer: um olhar para os enquadres interativos
Autor(es): MAIA, B. S.
Orientador: LINS, M. P. P.
Palavras-chave: Interação
Doença de Alzheimer
enquadres interativos
alinh
Data do documento: 19-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MAIA, B. S., Interação entre diferentes interlocutores e uma pessoa com Alzheimer: um olhar para os enquadres interativos
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar, com base em situações reais de ocorrência, os diferentes enquadres interativos presentes nas interações entre um sujeito com Doença de Alzheimer (DA) e diferentes interlocutores. O sujeito alvo da pesquisa possui 84 anos, é do sexo masculino, diagnosticado com DA leve, e foi selecionado devido à proximidade familiar entre ele e a pesquisadora. Esse sujeito foi diagnosticado a partir de avaliação clínica de médico especialista em geriatria e de avaliação que inclui a observação de fatores neuropsicológicos, patológicos e de neuroimagem. O corpus desta pesquisa constitui-se de dados obtidos por meio de gravações de áudio e vídeo, transcritos com base nas normas de transcrição do Projeto NURC-SP (2007). A análise dos dados considera aspectos como o envelhecimento, a pessoa com Alzheimer (PA), o desempenho dos diferentes interlocutores e a caracterização dos distintos enquadres interativos. A partir daí, buscamos observar como ocorrem, no processo de enquadramento, os alinhamentos entre uma pessoa com Alzheimer e distintos interlocutores nas interações em estudo. Para investigar tais questões propomos uma interface entre a Sociolinguística Interacional e a Neurolinguística. Dessa forma, autores como Goffman (1998), Tannen & Wallat ([1987] 2002) e Morato (2010, 2011), principalmente, são fundamentais para este estudo. Mais objetivamente, pretendemos mostrar como a compreensão de processos interacionais que envolvam pessoas com Alzheimer pode contribuir para o acompanhamento e para a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, almejamos contribuir com a literatura existente sobre o assunto, que ainda é um pouco escassa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3758
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6304_Dissertação Barbara.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.