Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3784
Título: Descrição de verbos de base adjetiva derivados com os sufixos ecer e izar, para processamento automático de linguagem natural.
Autor(es): PICOLI, L.
Orientador: SMARSARO, A. D.
Palavras-chave: Derivação
Descrição sintático-semântica
Sufixos ecer e i
Data do documento: 10-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PICOLI, L., Descrição de verbos de base adjetiva derivados com os sufixos ecer e izar, para processamento automático de linguagem natural.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma descrição sintático-semântica de verbos de base adjetiva derivados com o sufixo ecer, por exemplo, enriquecer e fortalecer e de verbos de base adjetiva derivados com o sufixo o izar, como banalizar e suavizar em pares de frases simples do tipo (1) A herança enriqueceu Pedro, (1a) A herança tornou Pedro rico e (2) O aumento da renda banalizou as viagens, (2a) O aumento da renda tornou as viagens banais com intuito de observar a correspondência semântica entre as frases base (1) e (2) e as frases transformadas (1a) e (2a). A descrição dos verbos apoia-se numa lista dos verbos de base adjetiva derivados com os sufixos ecer e izar que foram coletados por meio de buscas em dicionários, na web e por introspecção. A partir desses verbos são construídas frases simples para se observar as propriedades sintático-semânticas deles. A análise das propriedades sintático-semânticas desses verbos é respaldada pelo modelo teórico-metodológico do Léxico-Gramática (1975), definido pelo linguista Maurice Gross. Essas propriedades são codificadas por meio de fórmulas sintáticas. A descrição das propriedades das estruturas permite a elaboração de um recurso linguístico no formato de uma tabela do Léxico-Gramática. A tabela é composta por uma lista de 88 verbos de base adjetiva derivados com o sufixo ecer e 84 verbos de base adjetiva derivados com o sufixo izar. A descrição codificada das propriedades dos verbos poderá ser incluída em uma base de dados para o processamento automático de linguagem natural (PLN).
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3784
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8641_Larissa Picoli - Dissertação de Mestrado.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.