Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3811
Título: Formação Inicial de Professores de Inglês do e para o Século XXI: os papéis da língua e da tecnologia.
Autor(es): FADINI, K. A.
Orientador: FINARDI, K. R. N. L.
Data do documento: 23-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FADINI, K. A., Formação Inicial de Professores de Inglês do e para o Século XXI: os papéis da língua e da tecnologia.
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI. Para tanto, o estudo analisa crenças de professores formadores e de professores de inglês em formação em um curso de licenciatura em Letras-Inglês de uma universidade federal do sudeste brasileiro. O arcabouço teórico inclui a revisão de documentos oficiais e políticas para o ensino de inglês e a incorporação de tecnologias na educação, os conceitos de letramento digital e crítico, além dos papéis da tecnologia, da língua estrangeira e do professor de inglês no cenário contemporâneo. A metodologia de pesquisa é híbrida (DORNYEI, 2007), mas principalmente qualitativa (CRESSWELL, 2003), e a análise é feita com base na teoria de análise qualitativa fundamentada em dados (GLASER, 1998). A maior parte dos dados foram coletados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II do curso investigado, por meio de questionários e entrevistas aplicadas a alunos e professores ao longo de três semestres letivos, e de um levantamento documental do curso analisado. Os resultados das análises sugerem que a formação de professores na universidade investigada está de certa forma de acordo com o que é esperado para o ensino de inglês do e no século XXI. O estudo conclui com algumas sugestões para a formação inicial docente, especialmente no tocante à incorporação de tecnologias digitais nas práticas de formação docente de língua inglesa. Palavras chave: Formação inicial de professores de Inglês. Tecnologia no ensino de inglês. Papéis da língua inglesa e do professor de língua inglesa.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3811
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9725_Fadini, K. 2016_FULL VERSION20160817-144944.pdf32.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.