Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3854
Título: Filogenia de espécies de Conura (Hymenoptera, Chalcididae): reavaliação do complexo exinaniens sensu Delvare
Autor(es): BROTTO, T. R. A.
Orientador: TAVARES, M. T.
Data do documento: 24-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BROTTO, T. R. A., Filogenia de espécies de Conura (Hymenoptera, Chalcididae): reavaliação do complexo exinaniens sensu Delvare
Resumo: Uma reavaliação das relações filogenéticas das espécies de Conura do complexo exinaniens sensu Delvare é apresentada usando o princípio da parcimônia e novas tecnologias de buscas de árvores filogenéticas (New Technology Search). Foram testados 11 grupos de espécies e 52 espécies como OTUs. Com base em 86 caracteres morfológicos, foram realizadas análises de parcimônia com pesagem implícita para valores de k entre 1 e 600. Apenas duas topologias distintas foram recuperadas, uma para k = 1 e outra para k ≥ 2. O complexo de espécies exinaniens é monofilético em todas as análises. Apenas para k = 1 o grupo dimidiata é recuperado parafilético. A monofilia dos demais grupos foi recuperada em todas as análises. São apresentadas sinapomorfias inéditas que suportam a monofilia do complexo de espécies e seus grupos, além de discussão sobre os caracteres e estados utilizados por Delvare.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3854
Aparece nas coleções:PPGBAN - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8568_Thales Renan.pdf3.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.