Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3869
Título: "Determinação das marés meteorológicas na região da Baía do Espírito Santo, e sua influência na drenagem de águas continentais"
Autor(es): NUNES, A. L.
Orientador: RIGO, D.
Data do documento: 23-Ago-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NUNES, A. L., "Determinação das marés meteorológicas na região da Baía do Espírito Santo, e sua influência na drenagem de águas continentais"
Resumo: São determinadas as componentes não astronômicas da maré incidente sobre a Baía do Espírito Santo, ES, Brasil, para os períodos de jul-2000 a fev-2005 e ago-2006 a jun-2007. A origem meteorológica destas componentes é explicada apenas pontualmente pelas variações diárias da pressão atmosférica local e de forma variável pelas alterações no regime de ventos, com períodos de grande correlação de dados que comprovam o efeito do transporte de Ekman na variação do nível do mar, na região. As médias horárias das componentes não astronômicas da maré são tratadas estatisticamente, permitindo caracterizar o nível de influência dos fatores meteorológicos na variação do nível do mar, na região, como medianamente situado entre extremos registrados na literatura. São realizadas análises das variações sazonais das marés meteorológicas e dos parâmetros meteorológicos, observando-se ampla correspondência com as variações climáticas sazonais descritas na literatura e registradas em análises sinóticas e mensais. É determinado e analisado o histórico de saturação de parte do sistema de drenagem fluvial do município de Vitória, pelo efeito exclusivo da maré, concluindo-se pela sua crítica influência na drenagem de águas continentais. São relatadas e registradas situações de alagamento, pela maré, de áreas urbanas vulneráveis às variações positivas do nível do mar, localizadas às margens da Baía de Vitória e são traçados cenários hipotéticos de níveis máximos de maré total, a partir dos registros existentes de suas componentes astronômica e meteorológica de mesma distribuição sazonal.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3869
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2628_Dissertação_André Luís Nunes.pdf5.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.