Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3883
Título: "Remoção de turbidez e fitoplancton por meio da sedimentação e da flotação, com base no diagrama de coagulação do sulfato de alumínio: avaliação em escala de bancada"
Autor(es): BOF, J. G.
Orientador: COSTA, E. R. H.
Coorientador: DIAS JUNIOR, C.
Data do documento: 20-Ago-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BOF, J. G., "Remoção de turbidez e fitoplancton por meio da sedimentação e da flotação, com base no diagrama de coagulação do sulfato de alumínio: avaliação em escala de bancada"
Resumo: stimativas de vazões máximas são fundamentais para o planejamento e controle de recursos hídricos e a utilização de Sistema de Informação Geográficas (SIGs) possibilita uma eficiente análise e modelagem de informações relacionadas à hidrologia de uma região, podendo produzir resultados de grande utilidade e de boa qualidade. Nesse contexto, foi estudada metodologia baseada na aplicação do geoprocessamento, como ferramenta de apoio, na delimitação de bacias hidrográficas, estimativa de valor médio de CN (número da curva), definição da rede de drenagem, determinação das características fisiográficas de bacias e estimativa de vazões máximas de projeto com uso de Sistema de Informações Geográficas SIG. Foram discutidas na revisão bibliográfica algumas metodologias existentes para a estimativa de vazões de projetos e hidrogramas unitários sintéticos, analisando suas simplificações e limites de aplicabilidade. Foram discutidos alguns métodos para a determinação do tempo de concentração e do Número da Curva - CN. Fez-se uma análise de sensibilidade da variação de alguns parâmetros como CN e declividade do talvegue e sua influência sobre a vazão máxima de pico. Foi realizada análise de correlação de Pearson considerando alguns parâmetros fisiográficos, a vazão de pico e a vazão máxima específica, obtidas pelo método Racional, para sub-bacias estudadas, sendo ajustadas equações de regressão. Em função desta análise, foram feitas algumas recomendações para a obtenção de vazões de projeto, fundamentadas nos resultados do estudo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3883
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2642_Dissert_Juliane.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.