Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3894
Título: Análise de estratégias de resposta a derramamento de óleo pesado no litoral do espírito santo utilizando modelagem computacional.
Autor(es): FERREIRA, J. P.
Orientador: RIGO, D.
Coorientador: MARTINS, R. P.
Palavras-chave: Derramamento de Óleo Pesado
Modelagem Computacional
Anális
Data do documento: 31-Out-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FERREIRA, J. P., Análise de estratégias de resposta a derramamento de óleo pesado no litoral do espírito santo utilizando modelagem computacional.
Resumo: A resposta a derramamentos de óleo pesado no Brasil necessita de uma discusão mais aprofundada, de modo a considerar certas particularidades que a legislação não contempla. O dimensionamento da estrutura a ser utilizada não leva em conta as características do óleo, se mais ou menos denso, se mais ou menos viscoso, bem como, trata de forma única qualquer volume de descarga superior a 200m3, considerado simplesmente como uma descarga grande. Discutir a utilização da contenção e recolhimento e da dispersão artificial, enquanto estratégias de resposta a derramamento de óleo pesado em mar aberto, além da contribuição esperada de cada cenário de resposta em função do esforço de mobilização necessário, constituem o objeto central deste estudo. Com a utilização da modelagem computacional (OILMAP), reproduz-se um cenário acidental crítico de derramamento de óleo pesado no litoral sul do Espírito Santo, o cenário de não-resposta, que sob condições ambientais severas e numa situação de mancha livre resulta em grande volume de óleo atingindo a costa. Em seguida, experimenta-se a estrutura e os tempos de resposta previstos na legislação para a contenção e recolhimento do óleo, compondo-se assim o cenário de referência. Além do conjunto de dez cenários alternativos de resposta, baseados primeiramente na alteração dos tempos de resposta, depois num aumento mediano e outro mais expressivo da estrutura utilizada, são também simulados uma série de combinações das estratégias de contenção e recolhimento com a dispersão combinada (mecânica e química) e um cenário de resposta composto exclusivamente pela dispersão combinada do óleo hipoteticamente derramado. Os resultados obtidos sinalizam para uma limitação das estratégias de resposta, no caso de grandes derramamentos em condições ambientais críticas, uma vez que este trabalho revela que no melhor dos cenários de resposta, uma parcela ainda significativa (~25%) do volume inicialmente derramado (15.000m3) continua alcançando uma extensão relativamente grande (~50km) da linha de costa, num prazo relativamente curto (~05dias).
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3894
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2702_Dissertação José Paulo 20-02-07.pdf6.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.