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Título: Determinação da taxa de transporte de sedimentos na zona de espraiamento de um trecho da Praia de Camburi, Vitória-ES
Autor(es): Sabaini, Renata Stelzer
Orientador: Aquije Chacaltana, Julio Tomás
Data do documento: Ago-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A ação das ondas no transporte de sedimentos na zona de espraiamento foi estudada. O presente trabalho calculou, através de dados experimentais, as taxas de transporte de sedimentos na zona de espraiamento de um trecho da praia de Camburi, Vitória-ES. Os resultados obtidos foram utilizados também para mostrar o desempenho do modelo energético de Bagnold em prever as taxas de transporte de nesta região. As taxas experimentais foram calculadas através da observação das mudanças morfodinâmicas na zona de espraiamento durante os 10 minutos iniciais de cinco eventos consecutivos. Foram coletados dados altura e direção das ondas incidentes. Para suprir o modelo a ser testado, dados de velocidade da onda no espraiamento e inclinação da praia também foram coletados. A velocidade medida para este estudo foi a velocidade média longitudinal de um ciclo de espraiamento. As taxas de transporte encontradas experimentalmente variaram de - 0,076 (Kg / s) / A a 0,079 (Kg / s) / A e os valores encontrados com a aplicação do modelo analítico escolhido tiveram coeficientes de correlação de r = 0,15 ; r = 0,31; r = 0,41, r = 0,54 e r = 0,82 . Foram avaliadas taxas significativas de transporte de sedimentos na região em questão. O modelo representou melhor as taxas de transporte experimentais negativas do que as positivas.
The action of the waves in the transport of sediment in the swash zone was studied. The present work calculated through experimental data the taxes of transport of sediment in the swash zone of a stretch of Camburi beach, Vitória-ES. The gotten results had also been used to show the performance of the energetic model of Bagnold in foreseeing the taxes of transport of in this region. The experimental taxes had been calculated through the statement of the morfodinamics changes in the swash zone during the 10 initial minutes of five consecutive events. It was collected data to height and direction of the incident waves. To supply the model to be tested, data of speed of the wave in the swash and inclination of the beach had been also collected. The speed measured for this study was the longshore average speed of a swash cycle. The transport taxes found experimentally varied of - 0,076 (Kg /s)/ A to 0,079 (Kg /s)/ A and the values found with the application of the chosen analytical model had coefficients of correlation of r = 0,11; r = 0,31; r = 0,41, r = 0,54 and r = 0,82 . Significant taxes of transport of sediment in the region in question had been evaluated. The model better represented the negative experimental taxes of transport of what the positive.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3903
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