Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3908
Título: Avaliação do risco microbiológico decorrente do reuso de águas cinza em uma edificação residencial de alto padrão.
Autor(es): Vaz, Laila de Oliveira
Orientador: Gonçalves, Ricardo Franci
Coorientador: Bertoldi, Adelmo Inácio
Data do documento: 27-Fev-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VERONEZ, Brunella Pianna. Análise da influência da precipitação pluviométrica e do uso do solo sobre a qualidade da água em microbacias hidrográficas no nordeste paraense: Amazônia Oriental. 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico
Resumo: Qualquer atividade de reúso da água implica em considerações relativas à proteção da saúde. Nos casos de reúso de maior porte uma análise de riscos pode ser aplicada, a fim de avaliar os riscos envolvidos. Este trabalho tem como objetivo promover a caracterização físico-química e microbiológica da água cinza produzida em uma edificação residencial de alto padrão, no Município de Vitória (ES), e avaliar o risco microbiológico envolvido no reúso ao longo de todo o sistema hidro-sanitário da edificação. Para isso foi realizado um monitoramento físico-químico e microbiológico das diferentes etapas que compõem a Estação de Tratamento de Água Cinza (ETAC), cujo processo é b aseado na associação de um Reator Anaeróbio Compartimentado (RAC), de um Filtro Biológico Aerado Submerso (FBAS), de um Decantador (DEC), de um Tanque de Equalização de Vazão (TQE), de um Filtro Terciário (FT) e de desinfecção à base de cloro. O tratamento adotado apresentou elevada eficiência na remoção de turbidez, cor, DBO, DQO e E. coli., e características compatíveis com diversos padrões estabelecidos para o reúso não potável. Não foi detectado a presença de Salmonella spp., ovos de helmintos, Cryptosporidium sp. e Giardia spp. no efluente de nenhuma etapa do tratamento. A análise de risco foi realizada de acordo com HASS (1999), utilizando o modelo beta-poison e variáveis descritas por WESTRELL (2004)
Aparece nas coleções:PPGEA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_3165_dissertação laila vaz.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.