Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927
Título: Um modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
Autor(es): Rodrigues Junior, Amilton Dias
Orientador: Cruz, Marta Monteiro da Costa
Data do documento: 10-Jun-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas visto que, o transporte, representa certa de 60% do custo logístico total. Sabe-se também, que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que o maior gasto das transportadoras é com o combustível. Dentro desse contexto, a presente dissertação tem como objetivo propor o desenvolvimento de um modelo, com base nos conceitos de pesquisa operacional, que otimize o custo com combustíveis nas operações do transporte rodoviário de carga e que ajude na tomada de decisão sobre as escolhas das políticas de reabastecimento. Basicamente, este modelo consistirá em analisar a variação de preços existentes entre os postos de combustíveis em uma malha rodoviária e, com isso, definir a rota, os locais e as quantidades ideais de abastecimento de forma a reduzir o custo total. Portanto, para auxiliar no desenvolvimento do modelo, foram levantados os impactos dos custos de combustíveis no transporte rodoviário de carga e os principais trabalhos sobre otimização do custo de combustível existente na literatura. Acredita-se que este modelo irá auxiliar na redução de custos das transportadoras e, conseqüentemente, contribuirá para o aumento da competitividade das empresas.
The transportation management is fundamental to maintaining the company’s competitiveness seeing that transport represents around 60% of total logistics cost. It is also known that the transportation mode in Brazil is highly concentrated on the road transportation and one of the most significant costs for the trucking companies is the fuel cost. In this context, this dissertation presents the development of a mathematic model, based on concepts of operations research, which optimizes the fuel cost in the road freight transportations and assists the company’s decision making on refueling policy choices. Basically, in order to reduce the total cost, this model analyzes the fuel prices variations in a road network and, thereby, defines routes, gas stations and the ideal quantities of fuel to be refueled. Therefore, to assist the development of this model, the research raises the impact of the fuel cost on trucking companies and the majors academics articles related the refueling optimization. It was observed that this model can help the truckload companies in reducing their costs, and, consequently, to contribute to their competitiveness.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3927
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_3730_Amilton Dias Rodrigues Junior.pdf5.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.