Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3936
Título: CONCRETOS SUBMETIDOS A CICLOS DE TEMPERATURAS ELEVADAS. ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM CORPOS DE PROVA LOCALIZADOS EM UNIDADES DE PRODUÇÃO DE UMA USINA SIDERÚRGICA.
Autor(es): FONSECA, R. O.
Orientador: CALMON, J.L.
Coorientador: TRISTAO, F. A.
Data do documento: 18-Mar-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FONSECA, R. O., CONCRETOS SUBMETIDOS A CICLOS DE TEMPERATURAS ELEVADAS. ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM CORPOS DE PROVA LOCALIZADOS EM UNIDADES DE PRODUÇÃO DE UMA USINA SIDERÚRGICA.
Resumo: O objetivo da pesquisa é avaliar o estado de degradação em concretos localizados em unidades de produção de uma usina siderúrgica, submetidos a períodos prolongados de exposição a ciclos de temperaturas elevadas provenientes do processo de produção. Foram moldados 02(dois) lotes de corpos de prova: o primeiro com fck ≥ 30 MPa e relação a/c ≤ 0,55, e o segundo com fck ≥ 40 MPa e relação a/c ≤ 0,45. Estes corpos de prova foram dispostos por período médio de 06 meses em locais onde o processo de produção do aço provoca a incidência de elevadas temperaturas sobre as estruturas de concreto. A avaliação do estado de degradação foi realizada através de ensaios de resistência à compressão, módulo de elasticidade, índice de vazios, absorção de água, profundidade de carbonatação e aderência da armadura estrutural e avaliação da microestrutura. Como resultado observou-se que os ciclos térmicos provocaram alterações nas propriedades do concreto nos corpos de prova avaliados. Essas alterações permitiram entender o estado de degradação do concreto em diversos locais da usina siderúrgica onde existem ciclos de temperaturas elevadas, atuando sobre o concreto. Palavra-chave: Alta temperatura, concreto armado, estrutura, usina siderúrgica, degradação
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3936
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3951_Renato Oliveira Fonceca.pdf15.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.